
Para a fabricação do boneco podemos usar materiais variados. Para a estrutura dê preferência a madeiras leves, como o buriti e a piteira, mas pode ser construída em papel marche, isopor, papelão, bambu ou arame. Tecidos e outros materiais alternativos podem ser utilizados para o enchimento e para o forro. Neste momento a inventividade está à frente para testar o melhor material para o boneco.
É importante que o boi seja fixado em uma haste dura, para a manipulação. E para acoplar nela o sistema de escape.
Os materiais para o sistema de escape são seringa descartável, mangueirinha de borracha, e se preciso, uma borrachinha mais dura para adaptar à seringa a mangueirinha.
Para a construção do sistema de peido, prende-se à haste a seringa com a mangueirinha, que deve subir até a parte traseira do boizinho, de maneira a ficar escondida por baixo do rabo.
Para fazer o pum, pode-se usar farinha de trigo, fermento de bolo ou carboneto de cálcio, que produz fumaça mais concentrada e densa que a fumaça produzida pela farinha.
*O sistema de escape é um componente do teatro de boneco que permiti expelir outros materiais. Pode espirrar água, como simulação de xixi ou lágrimas. Cremes, para simular cocô ou outras melecas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário