quinta-feira, 4 de junho de 2009

Proposta de Oficina 001

Título: Oficina de bonecos e prosas

Descrição: Oficina de "bolso" que objetiva a troca de saberes e a criação de bonecos de luva (mamulengo) utilizando a "madeira" butiti. Os participantes podem construir bonecos individualmente ou em grupos, o que importa é a troca de conhecimentos sobre a arte dos bonecos. É um exercício de resgate onde cada participante é convidado a refletir sobre os bonecos e as histórias de sua região de origem. 

Carga Horária: 3 horas/aula

Quantidade de Alunos: 40
Material Necessário: "madeira" de buriti (ou outro material macio para escultura), tecido, agulha, linha, tinta, pincel, estilete.
Metodologia
Inicia-se com uma dinâmica para a acomodação do grupo. Esta dinâmica está relacionada com a atitude corporal e a contação de histórias pessoais dos próprios participantes.
1° - Peça para todos os participates tirarem os sapatos e se movimentarem desordenadamente pela espaço.  
2° - Peça para  os participantes observarem como o movimento do calcanhar influencia o joelho; o joelho influencia o quadril; o quadril a coluna, a cabeça; e como o simples modo de andar influencia todo o seu modo de ver o mundo. Continue fazendo estes exercícios de reflexão.
3° - Peça para pararem. Cada participante deve fazer uma dupla com o companheiro mais perto. Após todos se sentarem em círculo, dê 10 minutos para as duplas conversarem.
4° -  Cada dupla se apresenta de maneira alternada, ou seja, um apresenta o outro. Enquanto isso o apresentado vai gesticulando junto com a fala do companheiro.
5º - Inicia-se uma conversa sobre o teatro de bonecos. O objetivo é que cada participante relate e resgate as histórias e experiências com o teatro de bonecos.
6° - Inicia-se a produção dos bonecos. Os materiais devem estar disponíveis para os participantes construírem de forma autônoma seus bonecos.


Experiências de Aplicação

Local de Aplicação: Fórum Social Mundial
Público: Professores, líderes de comunidades.
Habilidades e Competências

Pontos positivos
A troca de experiências sobre o teatro de bonecos. Todos os participantes saíram com um grande volume de informações sobre a diversidade de bonecos e aplicações existentes na França, Alemanha e em várias regiões do Brasil. Isso foi possível graças à dimensão do Fórum Social Mundial, que reune pessoas de várias partes do mundo.
Pontos negativos
A superficialidade das informações e a ausência de técnicas para a construção dos bonecos. O volume de informações sobre bonecos e regiões exige que o participante faça anotações para depois aprufundar nos conhecimentos. A técnica é suprimida pelo pouco tempo de oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores